Publicado por: Junior de Bortoli | 27 outubro, 2008

Construção Sustentável na América Latina

Os vencedores do segundo concurso Holcim Awards de projetos de Construção Sustentável na América Latina foram anunciados em uma cerimônia na Cidade do México. Um prêmio em dinheiro no valor total de 270.000 dólares americanos foi concedido a doze projetos de toda a região, que apresentam soluções inovadoras de habitações sociais, eficiência energética e revitalização de comunidades e recursos hídricos.

A Holcim Foundation for Sustainable Construction, sediada na Suíça, realiza o concurso em cinco regiões do mundo. Quase 5.000 projetos de 90 países participaram do concurso, que tem como objetivo fornecer ao setor da construção respostas sustentáveis a temas tecnológicos, ambientais, socioeconômicos e culturais.

O projeto de planejamento urbano para uma comunidade em Medellín, na Colômbia, desenvolvido pela Empresa de Desarrollo Urbano, recebeu o primeiro prêmio, no valor de 100.000 dólares, e o troféu Holcim Awards Gold 2008 por apresentar uma abordagem abrangente e inovadora para o problema da urbanização de favelas nas cidades. O projeto, liderado por Gustavo Adolfo Restrepo, inclui a renovação e a ampliação da rede viária e de serviços e infra-estrutura pública, incluindo instalações desportivas, para serviços de saúde e de educação, além da implementação de programas de desenvolvimento social

O Holcim Awards Silver 2008 foi concedido à midiateca da PUC Rio do Rio de Janeiro. Projetadopor Angelo Bucci da SPBR arquitetos, oo edifício,será um ponto de referência na cidade. Apesar do controle climático necessário preservação dos livros e mídias, o projeto logrou conseguir uma redução substancial de consumo de energia, através de elementos de design passivos, incluindo orientação adequada, isolamento térmico, janelas com proteção solar, ventilação e iluminação natural.

O Bronze Award foi para um projeto de Santa Catarina

O projeto de uma torre multifuncional compacta, que abriga uma cisterna para coleta de água de chuva, a caixa de água e um equipamento coletor solar para aquecimento de água de autoria de Maria Andrea Triana, Roberto Lamberts e Marcio Antonio Andrade da LabEEE da UFSC, Florianópolis, Brasil. O projeto foi considerado uma solução inovadora e econômica para a melhoria da qualidade de vida em áreas urbanas pobres e favelas. A torre abriga coleta de água da chuva, armazenamento de água potável e aquecimento solar da água em uma unidade que ocupa um espaço mínimo de terreno, e que pode ser instalada inclusive em favelas densas. Ela é uma solução capaz de proporcionar melhoria considerável das condições de vida diárias dos moradores.

Fonte: Brasil Engenharia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: