Publicado por: Junior de Bortoli | 10 dezembro, 2008

Crescimento

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 1,8% no terceiro trimestre do ano e alcançou os R$ 747,3 bilhões segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Parte desse resultado é de responsabilidade da construção civil, que obteve o melhor desempenho no subsetor industrial, registrando crescimento de 11,7%. Com isso, a indústria respondeu pela maior fatia do PIB nacional ao crescer 2,6% em relação ao período anterior, seguida pelo setor agropecuário (1,5%) e de serviços (1,4%).

De acordo com o IBGE, o setor da construção foi beneficiado pela oferta de obras públicas e de operações de crédito direcionadas à habitação no terceiro trimestre de 2008, de 32,3% a mais que o mesmo período de 2007. “O resultado alcançado pela construção civil no terceiro trimestre reforça a previsão de que o setor deverá fechar 2008 com um crescimento de cerca de 10%”, afirmou o presidente do SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo), Sérgio Watanabe.  

O PIB acumulado até o terceiro trimestre de 2008 apresentou crescimento de 6,3% em relação aos quatro trimestres imediatamente anteriores. A alta deve-se à elevação de 5,8% nos preços básicos e ao aumento de 9,2% nos impostos sobre produtos. Dentro da atividade da indústria, a taxa mais alta também foi registrada pela construção civil, com 9,2%.

Outro indicador relevante divulgado pelo IBGE foi o da taxa de investimento, que atingiu 20,4% do PIB, nível recorde para o terceiro trimestre desde 2000, quando esta série foi iniciada.

Fonte: Piniweb

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: